A Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora divulga material sobre o Sínodo da Igreja.
Confira na íntegra o comunicado da Diocese de Colatina:
O sínodo convocado pelo Papa Francisco será lançado mundialmente no próximo sábado, dia 9 de outubro. Embora o nome oficial seja “Sínodo dos Bispos”, o Santo Padre convoca todo o Povo de Deus para participar diretamente desse processo que começa agora e só encerra no ano de 2023.
Esta é a primeira vez que um sínodo começa descentralizado e contará com a participação direta de leigos, sacerdotes, missionários e consagrados. Na Diocese de Colatina, o processo envolverá todas as instâncias, começando pelas comunidades que, em breve, receberão as orientações de como participar.
Após a abertura mundial, tem início a fase diocesana já no próximo dia 17 de outubro. Será um processo longo e muito significativo para toda a Igreja. Então, é fundamental que nos acostumemos com essa palavra “sinodalidade” que parece difícil mas nada mais é que andar juntos por uma mesma estrada, momento de encontro, participação, diálogo e comunhão. É isso que a Igreja quer de todos nós!
Fase diocesana: consulta e participação do Povo de Deus
As Igrejas particulares começarão seu caminho no domingo do dia 17 de outubro. O objetivo desta fase é a consulta ao Povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados. Para facilitar a participação de todos, existe um texto preparatório acompanhado de questionamentos. CLIQUE AQUI E CONHEÇA ESSE CONTEÚDO.
Fase continental: diálogo e discernimento
A segunda fase do caminho sinodal é a continental, que será realizada até março de 2023. O objetivo é dialogar em nível continental e realizar um discernimento à luz das particularidades culturais específicas de cada continente. Nas assembleias continentais, será elaborado um documento final, a ser enviado em março de 2023 para a Secretaria do Sínodo.
Fase universal: os bispos do mundo em Roma
Este longo percurso culminará em outubro de 2023 com a celebração do Sínodo em Roma e na presença do Santo Padre.
Compartilhe!