A comunidade de Santa Rita de Cássia foi fundada no ano de 1954, no dia 22 de maio, pelos moradores da época.(Nodio Caminotti e Ricardo Tófoli, que doaram o terreno, Daniel Fernandes (Dazin) e Alcides Rossi, que doaram a imagem da padroeira por motivos de uma promessa, José Langa, Genuário e família).
A primeira Igreja foi construída de entulho e madeira serrada a braço por Daniel Fernandes, Gino e Zico.
A festa de inauguração foi no dia 22 de maio de 1954. O morador da comunidade, Francisco Caminotti, foi buscar o padre Otto em Santa Luzia de Pancas para celebrar a primeira missa. Eles vieram de bicicleta até o Rarden, o restante do percurso foi feito a cavalo.
A procissão com a imagem saiu da casa do doador, Alcides Rossi, com uma grande multidão de fiéis, acompanhando até a igreja.
Em 1956, aconteceu a visita das Santas Missões, com a inauguração do cemitério.
Com a chegada de novas famílias – Peterle, Tomaz, Meireles, Carrisse, Celim, Pereira, Camargo, Santana, Baia, Mulinari e muitas outras – foram iniciadas as obras da nova Igreja, esta com tijolo e cimento. Em junho de 1963 chegou a família Ferreira de Souza. E logo após, Ângelo Delefe e Hermes Langa convidaram Arlindo Ferreira de Souza para participar como candidato da eleição de presidente da comunidade e devido a sua intensa dedicação e fé pela Igreja, o mesmo foi eleito.
Com muitas dificuldades, em 1967 foi inaugurada a nova Igreja em uma grande festa com procissão com a Imagem da padroeira.
Há 53 anos, desde a primeira igreja de entulho e madeira, até esta de cimento e tijolos, houve muitas dificuldades, mas com a ajuda dos devotos de Santa Rita que moram e passam por aqui, a tradição segue até hoje com muita fé, carinho e agradecimento a Deus e Santa Rita de Cássia.